CineQuintal
Ao pôr do sol, nas ruas da antiga cidade, os clubes musicais de Zanzibar murmuram os alegres sons do Taarab. Veículo de identidade cultural e tradição viva, a performance do Taarab é intrinsecamente ligada tanto à vida religiosa quanto cotidiana da ilha. Representado por artistas como a parteira e curandeira Bi Kidude, uma das mais reverenciadas cantoras de Taarab de todo o Zanzibar, este documentário revela a ternura e a diversidade dos poetas Taarab, guardiões culturais de uma herança musical dinâmica, que deve se afirmar diante do turismo e das trocas econômicas.
Quarta-feira às 20h
06 de abril | 2011
Zanzibar Musical Club* | direção Philippe Gasnier, Patrice Nezan
França | 2009 | cor | 85’
sessão comentada por Leo Vidigal
*forumdoc.bh.2010 - seleção oficial competitiva internacional
06 de abril | 2011
Zanzibar Musical Club* | direção Philippe Gasnier, Patrice Nezan
França | 2009 | cor | 85’
sessão comentada por Leo Vidigal
*forumdoc.bh.2010 - seleção oficial competitiva internacional
Ao pôr do sol, nas ruas da antiga cidade, os clubes musicais de Zanzibar murmuram os alegres sons do Taarab. Veículo de identidade cultural e tradição viva, a performance do Taarab é intrinsecamente ligada tanto à vida religiosa quanto cotidiana da ilha. Representado por artistas como a parteira e curandeira Bi Kidude, uma das mais reverenciadas cantoras de Taarab de todo o Zanzibar, este documentário revela a ternura e a diversidade dos poetas Taarab, guardiões culturais de uma herança musical dinâmica, que deve se afirmar diante do turismo e das trocas econômicas.
Leo Vidigal é professor adjunto de cinema e audiovisual na Escola de Belas Artes da UFMG, e também professor do Programa de Pós-graduação em Artes na mesma instituição. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo. É vice-presidente do Centro de Estudos do Caribe no Brasil-CECAB e integrante da SOCINE. Publicou artigos em periódicos acadêmicos, notadamente a Revista Brasileira do Caribe e Devires – Cinema e Humanidades, além de revistas sobre música popular, com destaque para Bizz e The Beat. Pesquisa as interações entre as imagens e a música popular no cinema e no audiovisual, em obras ficcionais e documentais.
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