08/05/2012

Rysopis | 10 de maio | Quinta-Feira | 20h



10 de maio | 2012

RYSOPIS
Direção: Jerzy Skolimowski
Polônia| 1965 | P&b | 70’

Mostra "A Voir Absolument"
Comentários de Ewerton Belico










Sinopse: Lançado em 1964, Rysopis (Marcas de identificação: nenhuma), o primeiro longa-metragem de Jerzy Skolimowski - diretor ainda de "A classe operária", e "Ato final". O filme centra seu relato em torno de Andrzej Leszezy, interpretado pelo próprio diretor. Rysopis registra as últimas horas desse personagem antes de sua apresentação ao serviço militar, a quem declara não possuir nenhuma marca de identificação. Em planos-sequências cuidadosamente coreografados Andrzej revela alguns de seus sinais de identificação, à medida em que a inevitável tensão pelo prazo que se esgota realiza uma cruel passagem à vida adulta em um mundo hostil.

*Filme com legendas em espanhol


Ewerton Belico: é formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor, curador e crítico de cinema, colabora, desde 2006, na organização e curadoria do forumdoc.bh, entre outros projetos da Associação Filmes de Quintal.


Mostra: inspirada em mostra realizada pelos integrantes das Cahiers du Cinéma entre 1963-1973, a mostra "A Voir Absolument" é homônima ao filme de Ginette Lavigne, Jean Narboni e Jean-Louis Comolli, que rememora dez anos de experiência de reflexão cinematográfica e engajamento político nas Cahiers du Cinéma. Exibiremos, além do documentário em questão, seis dos filmes cujo comentário constitui o eixo mesmo da revisão desses tempos e da tentativa de transformar o cinema em "front cultural e revolucionário".


Programação

19/04 - "A Falecida", de Leon Hirszman;
26/04 - "Não-reconciliados", de Jean-Marie Straub/Danièlle Huillet;
10/05 - "Rysopis", de Jerzy Skolimowski;
17/05 - "Brigitte et Brigitte", de Luc Moullet;
24/05 - "Antes da Revolução", de Bernardo Bertolucci;
07/06 - "De Punhos Cerrados", de Marco Bellochio;
14/06 - "A voir absolument (si possible) - Dix années aux Cahiers du Cinéma, 1963-1973", de Ginette Lavigne, Jean Narboni e Jean-Louis Comolli;


CineQuintal
Toda Quinta-Feira às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário