20/06/2012

A Voir Absolument (Si Possible) | 21 de junho | Quinta-Feira | 20h


21 de junho | 2012

A voir absolument (si possible) –
dix années aux
Cahiers du Cinéma, 1963-1973
Para ver sem falta (se possível) -
dez anos nos Cahiers du Cinéma, 1963-1973

Direção: Jean Louis Comolli, Jean Nardoni, Ginette Lavigne
França| 2011 | cor | 78’








Mostra "A Voir Absolument"
Comentários de Ewerton Belico

Sinopse:O filme revê os dez anos, de 1963 a 1973, no qual um grupo de cineastas, ensaístas, professores e editores se reuniu em torno da revista Cahiers du cinéma. Entre eles, Jean André Fieschi, Jean Narboni, Jean Louis Comolli e Serge Daney. Naquela época – escrevem Comolli e Narboni – a política não era inimiga da beleza, e a teoria, encarregada de dissipar as ilusões, a ideologia e a alienação, convivia com a experiência intensa de ver e discutir os filmes. Época em que a cinefilia e a militância andavam de mãos dadas. E fazer da revista e da experiência do cinema um “front cultural e revolucionário”.

Ewerton Belico: é formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor, curador e crítico de cinema, colabora, desde 2006, na organização e curadoria doforumdoc.bh, entre outros projetos da Associação Filmes de Quintal.

Mostra: inspirada em mostra realizada pelos integrantes das Cahiers du Cinéma entre 1963-1973, a mostra "A Voir Absolument" é homônima ao filme de Ginette Lavigne, Jean Narboni e Jean-Louis Comolli, que rememora dez anos de experiência de reflexão cinematográfica e engajamento político nas Cahiers du Cinéma. Exibiremos, além do documentário em questão, seis dos filmes cujo comentário constitui o eixo mesmo da revisão desses tempos e da tentativa de transformar o cinema em "front cultural e revolucionário".


CineQuintal
Toda Quinta-Feira às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário